Depois de 11 anos e 100 milhões de unidades vendidas, Chromecast deixará de ser fabricado. Sucessor vai contar com novos recursos de inteligência artificial e interagir com outros dispositivos inteligentes. Chromecast com Google TV, lançado em 2022
Divulgação/Google
O Google disse nessa terça-feira (6) que deixará de produzir o Chromecast, dispositivo usado para tornar TVs inteligentes que só ficará disponível nas unidades já fabricadas. Ele será substituído pelo TV Streamer (saiba mais abaixo).
A decisão não afeta o funcionamento desses aparelhos. “Não há alterações em nossa política de suporte para dispositivos Chromecast existentes, com atualizações de software e segurança contínuas para dispositivos mais recentes”, disse o Google.
Segundo a empresa, o Chromecast foi a solução encontrada para o fato de que, na época de seu lançamento, as TVs não tinham muitos aplicativos e os que existiam eram muito complicados.
A 1ª geração do Chromecast foi lançada em 2013 e, desde então, vendeu mais de 100 milhões de unidades, de acordo com o Google.
Nos últimos anos, a companhia investiu em sua tecnologia Google Cast, que permite conectar smartphones e tablets mais facilmente em smart TVs.
“Estamos dando o próximo passo na evolução de como os dispositivos de streaming de TV podem adicionar ainda mais recursos à sua smart TV, construídos sobre a mesma tecnologia Chromecast”, explicou.
TV INTELIGENTE: conheça concorrentes do Chromecast
O que é o TV Streamer?
O TV Streamer promete ser um sucessor mais moderno para o Chromecast. Segundo o Google, o novo aparelho é capaz não só de oferecer funcionalidades de TV smart, mas de se integrar com outros dispositivos inteligentes.
O sistema do TV Streamer permite controlar câmeras, luzes e termostatos ligados à rede do Google Home.
O dispositivo também usa inteligência artificial para dar sugestões de conteúdo em várias plataformas e exibir resumos e avaliações de outros usuários sobre séries.
Com o dobro de memória do Chromecast e 32 GB de armazenamento no TV Streamer, a promessa é de que o sistema seja mais rápido e permita uma navegação mais suave.
Ainda indisponível no Brasil, o TV Streamer será vendido nos Estados Unidos por US$ 99,99 (cerca de R$ 570).
LEIA TAMBÉM:
Hacker coloca à venda suposta lista de quase 10 bilhões de senhas: você deve se preocupar?
O que é deepfake e como ele é usado para distorcer realidade
Golpe do advogado: criminosos se passam por profissionais para cobrar ‘despesas’ de processos
Google TV Streamer
Divulgação/Google