A Netflix anunciou um catálogo com 19 produções argentinas que vai estrear nos próximos meses.
Uma das mais famosas exportações da Argentina, “Mafalda”, que começou como uma banda desenhada em vários jornais, será levada aos ecrãs pelo realizador Juan José Campanella. Criada pelo cartoonista Quino, que revolucionou a linguagem do género com um estilo único e histórias inteligentes, “Mafalda” acompanha uma menina, a sua família e os seus amigos.
Com o seu olhar crítico e perspicaz sobre a sociedade, a personagem conquistou gerações e tornou-se um símbolo da cultura popular latino-americana. As tiras de “Mafalda” refletiam as dúvidas e as angústias de uma era que procurava um mundo mais justo e igualitário. Os temas nela abordados, a política, a guerra, as desigualdades entre homens e mulheres, a educação e o consumismo, continuam relevantes nos dias de hoje.
Juan José Campanella, que dirigiu “O Segredo dos Seus Olhos” (Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009), será o realizador e argumentista. A produção é do estúdio de animação Mundoloco CGI, do qual Campanella é um dos fundadores.
Angel Di María, futebolista argentino, será o protagonista de uma série documental em três partes que, de acordo com a Netflix, “apresenta um relato íntimo e inédito da vida e da carreira do célebre internacional”.
“Ángel Di María: Romper la pared” promete mostrar o percurso do desportista, das origens humildes até ao sucesso como estrela do futebol sul-americano e mundial, acompanhando “os sacrifícios, frustrações, conquistas e triunfos de um dos jogadores mais importantes da sua geração, mostrando o homem por detrás do atleta”.
Di María jogou pela seleção do seu país e também por clubes como o Manchester United e o Real Madrid. Deixou a equipa portuguesa do Benfica no final da época passada.
A estreia está prevista para setembro.
“El Eternauta”, a novela gráfica de Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López será transformada numa série de ação real dirigida por Bruno Stagnaro. Segue os sobreviventes a um nevão que mata milhões de pessoas e a sua luta contra uma misteriosa ameaça alienígena.
O lançamento ocorrerá em 2025.
Outros projetos anunciados incluem a série “Atrapados”, a partir do romance policial de Harlen Coben sobre um desaparecimento na estância de Bariloche, na Patagónia argentina; e os filmes “El hombre que amaba los platos voladores”, que estará em competição no Festival de Cinema de San Sebastián, uma viagem alucinante que segue o trabalho de um génio mitómano, e “Miss Carbon”, com Lux Pascal, inspirado na história real de uma mulher trans que se tornou mineira numa cidade onde as mulheres eram proibidas de entrar na mina.
A empresa de streaming apresentou a lista de novas produções denominada “Made In Argentina” durante um evento em Buenos Aires.