Depois de ficar horas olhando para o notebook ou navegando pelas redes sociais no celular, é comum sentir dor nos olhos ou sensação de visão turva.
Esses sintomas comuns e desconfortáveis são sinais de cansaço visual, um termo genérico para olhos secos ou lacrimejantes, visão turva temporária, vermelhidão e dor nos olhos e dores de cabeça. A síndrome da visão do computador ou cansaço visual digital também se enquadra nesse guarda-chuva. Mas o tempo de tela não é a única coisa que cansa os olhos.
Atividades como ler, escrever e bordar também podem forçar os olhos, segundo Mika Moy, professora clínica na Escola de Oftometria e Visão Herbert Wertheim da Universidade da California. Geralmente são os alunos do primeiro ano de direito com toneladas de tarefas de leitura que vão ao consultório de Moy com cansaço visual.
Há várias razões para a fadiga ocular. Por um lado, as pessoas geralmente piscam menos quando olham para telas ou leem atentamente, explica Dave Patel, professor assistente de oftalmologia na Clínica Mayo. Piscar mantém os olhos lubrificados, e fazê-lo com pouca frequência os resseca —causando visão turva, ardência ou sensação de areia.
Fazer uma pausa em atividades que causam tensão ou usar colírios pode ajudar, ele diz. Mas se você lida com secura todos os dias, acorda com muco nos olhos ou percebe que os sintomas não melhoram com o repouso, converse com um oftalmologista. Ele pode verificar condições como olho seco crônico que podem exigir tratamento com medicamentos prescritos.
A tensão ocular também acontece quando o músculo ciliar, que ajuda a lente do nosso olho a focar, fica cansado, diz Deobhakta. “Nós nunca questionaríamos nossos pés precisando de uma pausa depois de uma maratona”, acrescenta. Ao olhar para algo por um longo tempo, segundo Deobhakta, “é como se decidimos correr maratonas com nossos olhos.“
Conforme o músculo ciliar se contrai, ele muda naturalmente o formato do cristalino [uma espécie de lente transparente e flexível localizada no olho], explica Patel. Mas com o envelhecimento, o cristalino endurece e não se curva tão facilmente, dificultando a visão de perto. Essa condição, presbiopia, é a razão pela qual pessoas a partir dos 40 anos têm mais probabilidade de precisar de óculos de leitura, embora seja possível fatigar o músculo ciliar e sentir cansaço visual em qualquer idade.
Os olhos também podem doer se os óculos utilizados estiverem com a prescrição errada, ou se não forem utilizados quando necessário, dizem especialistas. “Seria como usar o sapato errado e seu pé crescer”, afirma Deobhakta. Então, se o cansaço surge ao usar os óculos ou lentes de contato, ou se já faz mais de um ano desde o último exame oftalmológico, a sugestão é fazer um checkup com um oftalmologista.
Converse com um oftalmologista se você notar novos sintomas, dizem os especialistas. O oftalmologista pode identificar condições subjacentes ou recomendar medicamentos e lentes de contato ou óculos.
Se o problema for apenas com o cansaço visual, os especialistas têm dicas para minimizá-lo:
Regra 20-20-20
Se o plano é ficar olhando para uma tela ou livro por muito tempo, o ideal é fazer uma pausa a cada 20 minutos olhando para algo a pelo menos seis metros de distância por 20 segundos ou mais.
Lubrificação dos olhos
Se estiverem secos, colírios de uso único que não contenham conservantes, o que pode causar irritação, podem ajudar, segundo Moy. É importante verificar o rótulo dos ingredientes e optar por produtos sem conservantes.
Piscar é importante
Pode parecer bobo, de acordo com Moy, mas é uma ótima maneira de evitar que os olhos sequem e fiquem desconfortáveis. Colocar um lembrete ao lado do computador ou do livro pode ajudar, segundo os especialistas.
Usar uma compressa quente
Molhar uma toalha em água morna e colocá-la delicadamente sobre as pálpebras por cerca de 10 minutos, uma ou duas vezes por dia, pode aliviar o cansaço, de acordo com os médicos. A compressa estimula as glândulas que liberam lubrificantes, evitando que as lágrimas evaporem muito rápido, diz Patel. Mas as pálpebras são finas e sensíveis —então, para evitar queimaduras, não é indicado pressionar a compressa sobre os olhos, afirma Moy.
Ficar sentado com um pano sobre os olhos pode parecer uma tarefa difícil quando se está ocupado, diz a médica. Mas o tempo pode ajudar a relaxar: “Respire fundo”, acrescenta Moy. “Tenha um pequeno dia de spa.”