O Centro Cultural Santo Amaro, em São Paulo, apresenta entre este domingo (11), e a próxima quarta-feira (14), o projeto “Tem Mulher no Forró”, com uma programação dedicada a fomentar, dar visibilidade e fortalecer o protagonismo feminino no forró.
Serão realizadas quatro oficinas, um show do Trio Mana Flor, com participação de Bernadete França, Janayna Pereira e Luana Florentino, além de uma mesa redonda online com profissionais de diferentes áreas da cadeia do gênero. O debate será transmitido, ao vivo, através das redes sociais do Centro Cultural Santo Amaro (veja programação completa no final do texto).
OFICINAS
Para dar visibilidade às artistas do forró e contribuir com a capacitação artística de mulheres, o projeto terá quatro oficinas, cada uma com 2h de duração, que serão realizadas neste domingo (11), com 15 vagas para cada atividade.
A primeira oficina, “Sanfona para Todas”, ministrada por Cimara Fróis, começa às 10h. Este workshop de aperfeiçoamento musical e técnico é voltado para mulheres sanfoneiras de todas as idades e níveis técnicos.
A oficina “A percussão no forró: ritmos e suas variações”, será conduzida pela arte-educadora Talita del Collado às 13h. A atividade tem como público mulheres de todas as idades, zabumbeiras, triangulistas, pandeiristas, percussionistas e musicistas em geral.
A cantora e arte-educadora Bernardete França inicia, às 15h30, a oficina “Empoderamento da voz da mulher no forró pé de serra”, voltada para mulheres interessadas em trabalhar canto, interpretação, linguagem e postura cênica para performance como cantora de forró, interessadas pela cultura forrozeira em geral.
A oficina “Dance como uma mulher” será ministrada às 18h pela dançarina, pesquisadora e professora de dança Luiza Machado, e é indicada para mulheres interessadas em forró dança e que buscam a desconstrução de certos padrões para criar uma linha de raciocínio própria dentro de uma dança a dois.
MESA REDONDA
No Dia Nacional do Forró, terça-feira (13), a partir das 18h, o projeto realiza uma mesa redonda online, com a participação de sete profissionais conceituadas e atuantes na música, dança, produção cultural, educação e empreendedorismo no forró. A data foi especialmente escolhida com o objetivo de ampliar, por meio da internet, o alcance da reflexão sobre o protagonismo das mulheres no forró. Será uma oportunidade para responder às perguntas do público e debater questões relacionadas ao tema do evento. Esta mesa-redonda será transmitida ao vivo pelo Instagram/Facebook da Casa de Cultura de Santo, em https://www.instagram.com/ccsantoamaro.
SHOW
Com um repertório de músicas de autoria feminina, o show inédito “Tem Mulher no Forró” encerra a programação na quarta-feira (14), às 20h no teatro Leopoldo Fróes, do Centro Cultural Santo Amaro. A apresentação reúne o Trio Mana Flor, composto por Carolina Bahiense (triângulo e voz), Cimara Fróis (sanfona e voz) e Talita del Collado (zabumba e voz). A banda que irá acompanhar o trio é formada por Beatriz Lima (baixo), Dessa Brandão (cavaquinho) e Simone Gonçalves (percussão). Juntos, banda e trio convidam ao palco as compositoras e cantoras Bernadete França, Janayna Pereira e Luana Florentino.
Veja, a seguir, a programação do evento “Tem Mulher no Forró”
OFICINAS
QUANDO Domingo (11), das 10h às 12h, “Sanfona para Todas”, com Cimara Fróis; das 13h às 15h, “A percussão no forró: ritmos e suas variações”, com Talita del Collado; das 15h30 às 17h30, “Empoderamento da voz da mulher no forró pé de serra”, com Bernardete França; e das 18h às 20h, “Dance como uma mulher”, com Luiza Machado
ONDE Centro Cultural Santo Amaro, av. João Dias, 822, Santo Amaro, São Paulo, tel. (11) 5541-7057
QUANTO Gratuito
MESA REDONDA
QUANDO Terça-feira (13), das 18h às 20h
ONDE Online: https://www.instagram.com/ccsantoamaro/
QUANTO Gratuito
SHOW
QUANDO Quarta-feira (14), às 20h
ARTISTAS Trio Mana Flor (Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado), com as cantoras convidadas Bernadete França, Janayna Pereira e Luana Florentino, e banda (Beatriz Lima, Dessa Brandão e Simone Gonçalves)
ONDE Teatro Leopoldo Fróes, no Centro Cultural Santo Amaro, av. João Dias, 822, Santo Amaro, São Paulo, tel. (11) 5541-7057
QUANTO Gratuito