O “Jornal da Record”, com Christina Lemos e Celso Fretas, em uma das últimas edições, voltou a ressaltar que a televisão aberta é, de maneira bem significativa, a preferida de todos os brasileiros. Isto, mesmo considerando a existência da TV paga, o surgimento e crescimento dos serviços de streaming.
Assim como destacou que, em um recente levantamento, 75% dos telespectadores disseram que a TV convencional é a primeira opção, e isto entre todos os públicos, contra 13% dos que preferem os serviços de outras plataformas de vídeo.
Por sua vez, o jornalista Guilherme Mendes ilustrou a sua reportagem com depoimentos de um casal e da disputa animada entre eles pelo controle remoto.
Durante a semana, dona Ana Maria, artesã, admite que trabalha com a televisão ligada o tempo todo vendo programas de jornalismo. Enquanto a preferência do seu Valdevino, marido dela, é pelas transmissões do futebol. Aí não tem conversa, nem negociação: ele toma conta do aparelho.
A família Alves, ainda segundo a matéria, e também em acordo com os números apurados numa pesquisa realizada nas 15 regiões acompanhadas pelo Kantar Ibope Media, retrata bem o comportamento dos telespectadores.
Em seu depoimento, a diretora comercial do instituto KIM, Paula Carvalho, falou da paixão do nosso povo pela televisão, apoiada por atrações as mais diferentes, como telejornais, transmissões esportivas, dramaturgia e entretenimento. Alguma dúvida?
Movimento
Já existe toda uma movimentação em torno do “Jornal da Band”, entre outras, troca de cenários e pacote gráfico. Não há ainda uma data para a apresentação dessas novidades.
E por aí também que devem se consumar a ida de Lana Canepa para Brasília e a entrada de Adriana Araujo no seu lugar.
A propósito
Ontem, em uma reunião na redação na hora do almoço, o diretor Rodolfo Schneider fez esta comunicação de forma oficial.
Lana, que ainda continuará mais um tempo por aqui, já começou a se despedir de algumas pessoas.
Certo é que
Paloma Tocci e Joana Treptow, ainda em se tratando da Band, irão seguir como coapresentadoras do jornal.
Inclusive internamente surgiram comentários de que as duas ficariam de fora, mas não. Estão dentro, confirmadas.
História
O “Programa Silvio Santos”, colocado entre os mais antigos da televisão de todo mundo, vai completar 60 anos em junho.
Foi ao ar pela primeira vez em 1963, no dia 2, na antiga TV Paulista.
E a festa?
Há sim, no SBT, o desejo de comemorar convenientemente esta data, os 60 anos do “PSS”. Pensa-se numa festa especial.
Mas tudo ainda na intenção e pouca coisa no papel. Antes, claro, existe a necessidade de ter o “sim” do principal envolvido.
Nada ainda
A volta de Glória Maria ao “Globo Repórter” não tem até agora uma data certa para acontecer. Desde meados do ano passado, ela foi obrigada a se afastar para tratar da saúde.
As edições inéditas do programa irão ao ar a partir do próximo dia 24.
Muito natural
As gravações da série “Mamonas”, da Record, Sony e Total Filmes, inspirada em fatos reais e com alguns personagens criados para dar maior dramaticidade à trama, estão mexendo com Guarulhos, cidade onde os seus integrantes foram criados e sempre moraram.
Há um grande movimento, inclusive, nas redes sociais. Serão 5 capítulos.
Será que dá?
O combinado com a Rede TV! é que Luciana Gimenez voltará a gravar no dia 8, quarta-feira da semana que vem.
E a informação que circula nos interiores da emissora é que, mesmo em recuperação, ainda em Nova York, e sem a liberação do seu médico, ela deseja cumprir o combinado.
Rádio
O Grupo da EPTV tem FMs em Campinas, São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto. Todas, até poucos dias, retransmitiam a CBN, com um pouco de jornalismo local.
A partir de agora, só Ribeirão Preto e Campinas, comprada recentemente, continuarão sendo assim.
Parênteses
Curioso é que quando esta santa coluna informou sobre o início da negociação da EPTV para comprar a emissora de Campinas, ex-Cultura, teve um alguém que montou um escândalo. Rodou a baianinha e pediu até direito de resposta. No tempo ao tempo aconteceu tudo exatamente como aqui foi falado. Resta só o “desculpe a vergonha que eu passei”. Mas deixa pra lá.
Agora, com o nome de EP FM, as rádios de São Carlos e Araraquara operam com programação variada local, música e alguns programas.
Jornalismo
A partir da próxima segunda-feira, a TV Jovem Pan volta com o programa “Direto ao Ponto”, na faixa das nove da noite.
A apresentação agora será de Adalberto Piotto. Convidado a confirmar.
Pode ter mudança
Por aqui foi anunciado que a estreia da novela “A Infância de Romeu e Julieta” na Amazon será em abril e só em maio no SBT.
Segura um pouco porque pode mudar. A ordem seguirá sendo esta: uma antes e outra depois, mas possivelmente as duas no mesmo mês. Abril, no caso.
Passagem marcada
Christiane Pelajo continua bem animada, tocando sua vidinha fora da televisão.
De 10 a 19 de março, ela estará na SXSW Music Film Interactive, em Austin, no Texas, evento de grande importância com seus painéis e debates sobre inovações na mídia, interatividade, música, consumo e comportamento.
Bate – Rebate
• Globo informa que a exibição de ”Beleza da Noite”, segunda-feira, fez a sua audiência observar crescimentos bem importantes…
• … No PNT, 4%. Em São Paulo, 3% e em Salvador, 28%.
• O vice-presidente Geraldo Alckmin participará do Fórum Economia Verde, Futuro e Inovação, segunda-feira, 14h, no Teatro Itália…
• … O evento, com o apoio da BandNews TV, terá a apresentação de Paula Valdez e mediação de Gustavo Donato.
• O “Globo Esporte” nacional, a partir de segunda-feira, será apresentado por Alex Escobar direto do Marrocos…
• … Também de lá, por causa Mundial de Clubes, Marcelo Barreto fará o mesmo com o “Redação SporTV”.
• Curioso hein? Desde sábado, depois do jogo com o Flamengo, até agora, boa parte da imprensa esportiva continua falando do Abel Ferreira…
• … As opiniões sobre o comportamento dele, entre aqueles que atacam e os que defendem, continuam divididas…
• … E é claro que as cores do Palmeiras, no meio de tudo, sempre têm uma certa interferência ou peso. De um lado e de outro.
• O cantor e ator Ignácio Luz foi confirmado na novela do Walcyr Carrasco na Globo.