O Botafogo divulgou neste sábado uma nota na qual celebrou o fato de, há um ano, o acionista John Textor ter assinado há um ano o contrato vinculante para a SAF Botafogo. Em nota, o Alvinegro destacou o que entende como transformação deste primeiro ano na área de negócios, reestruturação corporativa e integração de todo o futebol do clube.
A SAF valorizou que neste período houve “inúmeros avanços e feitos alcançados”. Porém admite que houve “problemas e aprendizados no caminho, que nos fazem crescer como instituição”. Em seguida, frisou que “a paixão dos milhões de botafoguenses é o principal combustível para seguirmos em constante evolução na sequência deste processo”. Durante o dia, serão divulgadas mais informações.
No campo, o Glorioso não vai bem. O time foi eliminado precocemente do Carioca e agora terá de conquistar a Taça Rio para não ficar fora da Copa do Brasil de 2024. Luís Castro está pressionado pelos resultados ruins, e o clima não é dos melhores.
O clube detalhou as mudanças no gramado e nos vestiários do Estádio Nilton Santos e investimento em melhorias no CT Lonier Na parte de negócios, destacou o acordo de patrocínio com a PariMatch e a fornecedora Reebok, além da evolução no programa de sócio-torcedor, do lançamento da loja virtual e de resultados expressivos nas mídias digitais.
O Botafogo ainda exaltou o investimento de R$ 200 milhões no clube pela SAF, com mais de R$ 60 milhões destinados ao pagamento de passivos do clube. A equiparação salarial entre homens e mulheres e a “nova estrutura financeira e organizacional” foram destacados.
O projeto Botafogo Way também foi valorizado. A SAF exaltou a integração de todo o departamento de futebol e “o investimento na área de scout, monitoramento e capitação de jovens valores, e a implementação de uma nova ideologia metodológica marcaram este primeiro ano do futebol alvinegro”. Entre as conquistas, estão o “retorno a uma competição sul-americana após quatro anos”, referindo-se à Copa Sul-Americana, e os feitos nas categorias de base.
Veja a nota na íntegra:
“Há exatamente um ano, o acionista John Textor assinava o contrato vinculante e selava o acordo para o início da SAF Botafogo, projeto pioneiro no Brasil, que transformou um dos clubes mais tradicionais do mundo. Desde então foram inúmeros avanços e feitos alcançados. Convivemos, no entanto, com problemas e aprendizados no caminho, que nos fazem crescer como instituição. A paixão dos milhões de botafoguenses é o principal combustível para seguirmos em constante evolução na sequência deste processo.
Para simbolizar a data, ao longo do dia, o Clube vai divulgar nas redes sociais lembranças deste período, que orgulha quem faz parte desta construção e traz esperança para o torcedor, fiel aliado na formação de um Botafogo forte. Informações e conteúdos reforçando as etapas concluídas, como melhora de infraestrutura, reformulação da área Negócios, reestruturação corporativa e integração de todo o futebol, serão detalhados através de vídeos e postagens nos canais oficiais alvinegros.
Infraestrutura
No setor de Infraestrutura, por exemplo, o clube avançou na composição e melhorias de instalações que permitem a melhor performance profissional de diversos setores, principalmente no que tange espaço físico esportivo, com a modernização de salas, campos, vestiários e caracterização de ambientes.
– Novo vestiário da equipe principal no Estádio Nilton Santos
– Projeto da nova Sala de Imprensa do Estádio em fase final de obras
– Obras no gramado/Implementação da grama sintética
– Planejamento de utilização do Estádio como uma arena multiúso para receber shows e eventos
– Investimento e melhorias no CT Lonier; Modernização de vestiário, tratamento dos campos e personalização do ambiente interno.
Negócios
Na área de Negócios, que envolve os departamentos de Comunicação, Comercial, Branding e Marketing, destaque para o fechamento do maior patrocinador master da história do clube e o terceiro maior do Brasil, atualmente. O novo fornecedor esportivo (Reebok), a reformulação no programa de sócio-torcedor e o lançamento da nova Loja virtual também tiveram importante relevância. Tudo isso apoiado por uma alta produção de conteúdo nas redes sociais.
– Estruturação da área comercial
– Novo contrato de patrocínio master com a PariMatch; Maior da história e terceiro maior entre os clubes do Brasil;
– Novo contrato de fornecedor esportivo com a Reebok; Escolhido pela marca para o retorno ao futebol
– Atuação em novas parcerias importantes: ZeroHum, MM Veículos, Zé Delivery, entre outras
– Reformulação do programa de sócio-torcedor Camisa 7, com a participação de torcedores na criação da nova marca
– Parceria com a Delegacia da mulher, no Estádio Nilton Santos, dando mais segurança ao público feminino. #AHoraDelas
– Implantação de novo sistema de ticketing para jogos
– Novos atrativos visuais e de entretenimento em partidas no Estádio Nilton Santos (Shows, ações, máquina de fogo, entre outros)
– Lançamento da nova loja virtual; Desenvolvimento do projeto de novos quiosques em todos os setores e da nova loja física do Estádio Nilton Santos
– Implementação de novas estratégias nas mídias digitais e resultados expressivos alcançados nos rankings de engajamento
– Desenvolvimento do novo e moderno estúdio da Botafogo TV.
Corporativo
No ambiente corporativo, a SAF criou uma nova estrutura financeira e organizacional, com planos de carreiras para os funcionários e remunerações variáveis baseadas em metas. Internalização do setor jurídico, além do desenvolvimento de métodos e procedimentos, também foram estabelecidas e fazem parte deste processo.
– Estruturação organizacional geral do ambiente corporativo da SAF
– Estruturação da área financeira: Chegada de pessoas, implementação de processos e de um novo sistema (SAP)
– Criação de um plano de Cargos, Salários & Carreira para os funcionários
– Implementação do plano de remuneração variável para os profissionais
– Benefício de plano de saúde e dental de forma integral para todos os funcionários
– Estruturação da área de suprimentos: Formalização de contratos e saving em negociação, além da criação de indicadores da área
– Desenvolvimento dos métodos e dos procedimentos jurídicos internos de trabalho.
– 200 milhões investidos no clube pela SAF, com mais de 60 milhões destinados ao pagamento de passivos do Clube
– Instituição de um piso salarial mínimo de 2 mil reais, beneficiando os funcionários mais humildes
– Equiparação salarial entre homens e mulheres
Futebol (Botafogo Way)
A integração de todo o Departamento de Futebol, englobando as equipes profissional, feminina e de base, passaram a fazer parte da rotina esportiva. Investimento na área de scout, monitoramento e capitação de jovens valores, e a implementação de uma nova ideologia metodológica marcaram este primeiro ano do futebol alvinegro.
– Implementação de rotinas de integração das equipes de futebol
– Aumento de 456% da folha salarial da equipe profissional em comparação ao ano anterior; 26 atletas contratados
– Estruturação e desenvolvimento do departamento de scouting aliado ao investimento na captação de jovens atletas com potencial
– Criação de uma equipe Sub-23 para extensão na formação de atletas de base e suporte para a equipe principal
– Retorno a uma competição internacional (Sul-Americana) após quatro anos
– Prêmio no Congresso Internacional de Ciências do Futebol na categoria “Responsabilidade Social” em função das ações implementadas na área
– Implantação da área de Liaison Office, com políticas e processos para recebimento e atendimento de novos atletas
– Bolsas de estudos para atletas de base masculino e feminino em parceria com a ZeroHum
– Investimento em logística, alimentação, suplementação e melhorias nas condições de treinos para os atletas de base masculino e feminino
– Criação de manuais e cadernos metodológicos para o futebol de formação
– Novo ônibus exclusivo e personalizado para a equipe feminina
– Retorno às competições internacionais de base – Dallas Cup Sub-19 em abril