Membros da realeza, astros da música e do cinema estiveram no Copacabana Palace, Fairmont Rio, Hotel Fasano Rio e Santa Teresa Hotel Rio de Janeiro. Os 4 estão na lista do ‘Forbes Travel Guide 2023’. Veja os hotéis brasileiros que aparecem no guia de viagens da Forbes
Os hotéis do Rio de Janeiro que foram citados no “Forbes Travel Guide 2023”, guia de viagens que elege anonimamente diversas propriedades ao redor do mundo, contam com uma grande lista de celebridades internacionais que já se hospedaram nesses locais. O motivo é a série de luxos e mimos oferecidos aos hóspedes.
O Copacabana Palace completa 100 anos de história este ano como uma das hospedagens mais exclusivas da cidade, com 239 apartamentos e suítes. Pelos corredores já circularam nomes da realeza como o Rei Charles III, da Inglaterra. O hotel ganhou quatro estrelas pela classificação do guia.
Fachada do Copacabana Palace, Zona Sul do Rio
Marcos Serra Lima/ G1
Em 1991, durante o período de hospedagem no Copacabana Palace, a Princesa Diana deixou de lado o cerimonial e cumprimentou as pessoas que a esperavam na porta do hotel com beijinhos. As imagens em que ela nada na piscina do hotel marcaram a visita e correram o mundo (veja vídeo abaixo).
Além da realeza, astros da música também já se hospedaram lá, sempre causando comoção entre os fãs, que se aglomeram na porta em busca de um tchauzinho dos astros. Um deles foi o ex-Beatle Paul McCartney, em 2016. E ele não decepcionou. Acenou para os fãs várias vezes.
Charles e Diana visitaram o Brasil em 1991; princesa nadou no Copacabana Palace
Os Rolling Stones também se hospedaram no hotel várias vezes, a passeio e a trabalho. Em 1968, Mick Jagger esteve com sua então namorada, a cantora e atriz Marianne Faithfull no local.
Em fevereiro de 2006, quando a banda fez um show histórico na Praia de Copacabana para mais de 1,2 milhão de pessoas, o baterista Charlie Watts pode ser visto na frente do hotel.
O baterista Charlie Watts, da banda inglesa The Rolling Stones deixando o Hotel Copacabana Palace, zona sul do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2006
Marcelo Nogare/Estadão Conteúdo/Arquivo
Justin Bieber, que fez um show na Praça da Apoteose em 2013, também causou furor. Fãs acamparam na porta do hotel. Ele, por sua vez, apareceu na sacada do Copacabana Palace, repetindo o sucesso que já tinha feito no primeiro show no Brasil, dois anos antes.
Na estadia do cantor na cidade no ano passado, para o Rock in Rio, os fãs se aglomeraram na porta de outro hotel citado na lista do “Forbes Travel Guide 2023”, na categoria “Recomendado”: o Fairmont.
Justin Bieber chega ao Rio de Janeiro para show
Os astros que passaram pelo Copacabana Palace estão em destaque no hotel. Além das estrelas da música, astros do cinema também já brilharam por lá. Entre eles Walt Disney, Orson Welles e Rita Hayworth têm as imagens imortalizadas em quadros nas paredes.
O hotel se tornou tão famoso que aparece no musical “Voando para o Rio”, de 1933, uma comédia musical com Gene Raymond, Dolores del Rio e Fred Astaire.
O Copacabana Palace também apareceu em clipes. Bono, do U2, aparece na sacada do hotel no clipe de Walk on.
Bono e The Edge, do U2, na sacada do Copacabana Palace no clipe de Walk on
Reprodução/ YouTube
‘Hotel das musas’
Madonna dá uma espiadinha pela janela de hotel, mas fica atrás da cortina
Fabio Rossi / Agência O Globo
Madonna já se hospedou no Copacabana Palace e no Hotel Fasano Rio, em Ipanema, que também está na lista do “Forbes Travel Guide 2023”, na categoria “Recomendado”.
Em 2008, quando fez um show na cidade, ela apareceu na janela do Copacabana Palace com a filha Lourdes. No ano de 2012, hospedada no Fasano, ela surgiu, misteriosa, atrás das cortinas.
Ambiente do Hotel Fasano, no Rio de Janeiro
Reprodução/ Instagram
O Hotel Fasano Rio, aliás, conta com uma longa lista de divas da música pop que já estiveram no local. Um momento de destaque foi em fevereiro de 2010. Madonna, Beyoncé e Alicia Keys estavam hospedadas no mesmo lugar.
Do lado de fora, os fãs disputaram espaço para chamar a atenção com gritos e fotos. O local ficou conhecido, então, como o “hotel das musas”, como foi apelidado pelos fãs.
E elas não foram as únicas. Rihanna apareceu para o público quando estava hospedada no hotel, antes do Rock in Rio de 2011. Ela estava na piscina de borda infinita que fica no terraço, uma das atrações mais famosas do lugar (veja no vídeo abaixo).
Em janeiro de 2014, uma multidão também passou o dia em frente ao Fasano para tentar ver a cantora de Barbados.
Começam a chegar as atrações do Rock In Rio 2011
A cantora Amy Winehouse ficou hospedada no Hotel Santa Teresa, na região central no Rio, quando veio ao país para uma turnê. Ela se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Florianópolis. As apresentações aconteceram seis meses antes da artista morrer.
O hotel, indicado pelo guia da Forbes na categoria Recomendado, serviu de refúgio para ela durante a estadia. Em entrevista ao g1, o empresário João Paulo Affonseca, diretor da Holding Joy, contou os bastidores da turnê. Na época, ele era sócio da Mondo Entretenimento, que trouxe Amy ao Brasil.
Para manter o controle, ela ficou hospedada apenas no Hotel Santa Teresa, em um quarto de 160 metros quadrados. Ela ia e voltava das outras cidades na mesma noite, em jato particular.
Amy Winehouse aproveita tarde de sol na piscina do hotel onde esteve hospedada no bairro Santa Tereza, na região central do Rio de Janeiro, durante estadia no Brasil em 2011; Cantora inglesa fez cinco shows no país, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Florianópolis.
Wilton Junior/Estadão Conteúdo/Arquivo
Em uma das histórias da hospedagem, a costureira Antônia de Souza, que mora na região, foi chamada ao hotel com urgência. Ao chegar lá, descobriu que faria ajustes nas roupas da artista.
Com os retalhos que sobraram do vestido de Amy, Antônia fez saias para as netas. “Deu uma briga danada com as vizinhanças depois, com as coleguinhas delas. Elas ficavam usando a saia e dizendo ‘Aí, estou usando a saia daquela cantora, minha vó que fez!’”, disse Antônia, na época das apresentações.
Apesar de ser sempre lembrado pela presença de Amy, o hotel já recebeu outras celebridades.
Hotel reúne conforto e design tropical no bairro de Santa Teresa
Reprodução/ Instagram @santateresamgallery
Hóspedes comuns
O que faz os hotéis terem destaque no “Forbes Travel Guide 2023” é justamente a capacidade de dar tratamento de estrela a todos os hóspedes anônimos.
Segundo a Forbes, eles se hospedam em cada hotel, se passando por hóspedes comuns, e testam até 900 itens, desde luxos modernos até comodidades tradicionais, como a decoração e a cortesia dos funcionários.
Ao todo, o Brasil teve nove hotéis mencionados na publicação.
O Hotel das Cataratas, que pertence ao grupo Belmond, foi o único do país e da América do Sul a obter nota máxima e ser cinco estrelas.
Fairmont Rio
Reprodução/ Instagram @fairmontrio