Um geólogo formado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) revelou ser a chave de um mistério que tomou conta de redes sociais gringas nos últimos dias: quem está por trás da conta de Clara Pierce — perfil que publicou nas plataformas de áudio supostas músicas não lançadas da cantora americana Miley Cyrus.
· Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Willian Cordeiro, de 24 anos, morador de Mutum, cidade de quase 30 mil habitantes localizada a 384 km de Belo Horizonte, afirma que ele mesmo criou a conta e divulgou as canções, neste ano, em um álbum que o jovem batizou de Down With Me. “Escolhi esse nome porque é o trecho da música de que eu mais gostei.”
Há dois dias, a conta verificada no Spotify tinha 40 ouvintes mensais. Horas depois, os números começaram a subir. Na tarde desta quarta-feira (26), o perfil era acompanhado por 45 mil internautas. O álbum, no entanto, não estava mais no ar. Segundo o geólogo, as gravações foram derrubadas pelo próprio sistema depois que a história viralizou na web.
“Eu criei essa conta em 2021 e publiquei uma música da Miley para ouvir offline. Ninguém prestou atenção. Em 2022, eu postei outra. Agora, resolvi postar um álbum todo. Até então, ninguém tinha percebido, mas ontem descobriram e deram esse buzz todo”, conta.
No falso disco, constava o nome de Clara Pierce como artista e o nome do mineiro como autor das canções. “A plataforma exigia indicar o nome, então coloquei o meu”, justifica.
A história chamou a atenção de uma grande revista americana de música, que fez uma reportagem sobre o mistério por trás de Clara e citou o nome de Willian, apontado no Spotify como o autor das músicas. A publicação, no entanto, não detalhou quem era o suposto compositor.
Após a matéria, diversos influenciadores e fã-clubes começaram a criar teorias da conspiração sobre a história.
“Seria Clara Pierce uma estratégia de lançamento do Team Miley e Columbia Records para trazer o nome da Miley de volta aos holofotes e esquentar para um possível lançamento?”, escreveu o fã-clube Miley Cyrus Brasil em uma publicação.
Em um vídeo com quase 2 milhões de visualizações no TikTok, um gringo sugere que Clara Pierce seja uma nova versão de Hannah Montana criada por Miley. Hanna é a personagem da série homônima estrelada pela cantora americana que conta a história de Miley Stewart, garota que esconde ser a pop star Hannah Montana.
“Eu descobri a repercussão quando entrei na internet ontem e vi várias páginas falando meu nome. Fiquei assustado”, relata o jovem.
Veja vídeos sobre a repercussão do caso:
O geólogo enviou ao R7 prints do perfil de administrador da conta de Clara Pierce. As páginas mostram o aumento de audiência nos últimos dois dias. Cordeiro acredita que não vai ser processado, embora tenha “um pouco” de receio. “Eu não tinha renda com a conta e não tenho interesse nisso. Eu acompanho a Miley desde 2007. Em 2013, quando ela viveu momentos difíceis, eu fui uma das pessoas que brigaram para defendê-la na internet”, conclui.
E Clara não tem apenas nome. O perfil dela também traz a foto de uma jovem clara, com olhos puxados e cabelos escuros, que, segundo Willian Cordeiro, é a versão feminina dele criada por inteligência artificial. “Peguei uma foto minha e joguei em um aplicativo.”
A reportagem acionou o Spotify e a gravadora que representa Miley Cyrus no Brasil e aguarda o retorno.
Veja teorias da conspiração criadas por fãs: