“Hércules” é uma animação da Disney que conta a história desse semideus bastante conhecido, principalmente para quem curte mitologia grega. No longa, conhecemos um rapaz que acaba “caindo” do Olimpo e acompanhamos sua jornada para assumir seu verdadeiro lugar junto aos deuses, além do seu romance com Mégara.
Entretanto, você sabia que rolaram algumas mudanças em relação à história real na animação? É isso mesmo, a Disney deu uma incrementada, o que deixou a trama ainda mais divertida, colorida e chamou muito a atenção do público!
Chegou a hora de você conhecer algumas dessas mudanças e fazer o comparativo com a verdadeira história de Hércules segundo a mitologia grega. Vamos lá!
1. O treinador de Hércules
Quem assistiu ao filme sabe que quem treina o nosso herói foi o sátiro Phil. Isso porque, quando Hércules descobre quem ele é, de fato, ele vai atrás do sátiro para que ele possa ser treinado, com o objetivo de recuperar seu merecido posto no Olimpo junto aos outros deuses.
Porém, na mitologia grega, originalmente, quem treina o herói é um centauro chamado Chiron. Ele é descrito como um verdadeiro treinador de heróis, muito sábio, paciente e habilidoso, além de ter jeito para a coisa.
Apesar disso, a galera ainda ama demais o Phill no desenho. E não podemos nos esquecer que, de certa forma, o personagem se assemelha muito com um centauro, não é mesmo?
2. O seu nome verdadeiro é…
Esse aqui, além de um fato, é uma curiosidade que muita gente não sabe. Mas, Hércules não é o nome verdadeiro do herói, viu? Por incrível que pareça, seu nome é, na verdade, Héracles!
A nomenclatura “Hércules” vem dos romanos e acabou sendo popularizando por completo, principalmente dada a proximidade do nosso idioma com o Latim, língua falada pela população de Roma.
Com o tempo, “Hércules” acabou se tornando a principal referência que as pessoas têm do herói, ao invés do seu nome real. E você, qual das duas prefere?
3. As Musas são ainda mais importantes
Se você não se lembra das Musas de “Hércules“, trate de ir ver o filme agora mesmo! Isso porque são elas que tocam boa parte das canções e são responsáveis pela narração do longa.
Uma curiosidade interessante sobre a animação é que a representação das Musas lembra muito a forma como a histórias épicas eram contadas na Grécia Antiga.
Na trama, elas são em cinco Musas, que cantam e acompanham o decorrer da história com o espectador. Mas há um interessante porém! Na história original da mitologia grega, o número total são nove Musas.
Enquanto que, no filme, são apresentadas Calliope, Clio, Melponene, Terpsicore e Thalia, na mitologia grega ainda constam mais quatro, intituladas: Erato, Euterpte, Polyhymnia e Urania.
4. Pegasus
Para quem assistiu ao filme, sabe que Hércules tem ao seu lado seu fiel amigo e escudeiro, Pegasus. Ele é um cavalo alado que está à disposição do personagem, além de ser um grande companheiro desde o berço, quando foi dado de presente para o bebê Hércules.
Entretanto, aí que mora a diferença em relação à história clássica na mitologia grega. Isso porque Pegasus está ligado ao herói grego Beleronfonte, na verdade.
Ele é filho de Poseidon e o cavalo alado nasceu do sangue de Medusa depois que Perseu a matou. Atena domesticou o animal com uma rédea de ouro e o ofereceu para Belerofonte durante um sonho e, por isso, o titã é o dono verdadeiro de Pegasus na mitologia.
5. Vilões
Claro que Hades, o deus do submundo, é o óbvio vilão dessa história, tanto na animação quanto para quem está observando a história original na mitologia grega pela primeira vez.
Afinal, é ele quem afasta Hércules do Olimpo, dando para o personagem uma motivação para seguir em sua jornada anos depois, ao descobrir qual é sua verdadeira origem.
Porém na mitologia grega, a verdadeira vilã é Hera, que acaba descobrindo que Zeus teve um filho com uma humana, chamada Alcmena, enquanto os dois ainda estavam casados.
O fato de Hércules ser filho do deus Zeus e da humana Alcmena faz com que ele seja um semideus, tanto na mitologia, quanto na animação. Porém, na mitologia, é Hera quem faz com que o herói perca seus poderes, e não Hades.
Como Hera é a deusa do matrimônio monogâmico e das famílias, o fato a enfureceu tanto na história original que ela colocou inúmeros obstáculos no caminho de Hércules para impedi-lo de cumprir com as profecias favoráveis que os oráculos já tinham feito em seu favor.
Ou seja, enquanto que, na cena famosa da animação, o bebê Hércules luta com duas serpentes enviadas por Hades para matá-lo, na mitologia a deusa responsável por essa tentativa, na verdade, é Hera.
Já sabia dessas curiosidades ou quer compartilhar mais alguma com a gente? Deixe nos comentários da matéria!