Acredite se quiser, mas uma cena de “Homem de Ferro 3” foi inspirada em Ayrton Senna. A referência foi revelada por um dos roteiristas do filme, Drew Pearce, que chegou a relatar que a cena surgiu, inclusive, a partir de uma percepção errada de sua equipe.
Não é novidade para ninguém que Ayrton Senna era — e ainda é — um fenômeno mundial. Por isso, sua partida precoce foi um choque não só para os fãs e admiradores do piloto, mas para todos.
A mídia fez uma cobertura detalhada da morte de Senna, que aconteceu durante uma corrida.
Imagem: Reprodução
Cena ocorreu no velório do piloto
Durante o velório de Ayrton, uma cena chamou a atenção de todos: sua irmã, Viviane Senna, segurava o capacete do piloto próximo à cabeça. Era como se, naquele gesto, ela estivesse segurando o rosto do irmão junto ao seu.
Foi nessa cena que os roteiristas se inspiraram para a icônica cena em que Pepper segura o capacete do Homem de Ferro junto ao seu rosto, repetindo o mesmo gesto de Viviane.
A equipe do filme acreditava que se tratava da esposa de Senna, no entanto, Viviane é sua irmã. Em todo caso, a emoção da imagem, tanto na vida quanto na arte, é algo que, sem sombra de dúvidas, mexe conosco.
Roteirista confirmou a história
Muitas pessoas acabam duvidando da origem e inspiração da cena de Pepper em “Homem de Ferro 3”. No entanto, o próprio Pearce confirmou a referência em sua conta no X, antigo Twitter, momento em que o cineasta rasgou elogios ao piloto:
“O fato sombrio de ‘Homem de Ferro 3’ é que a cena de Pepper segurando o capacete próximo à sua cabeça foi inspirada na imagem da mulher de Ayrton Senna fazendo o mesmo em seu funeral. Isso pode ser visto no espetacular documentário ‘Senna’, que retrata a vida deste brilhante e inspirador piloto. Embora seja uma pequena homenagem, ela é bastante significativa, ao menos eu espero. Senna foi incrível e dignamente um herói nacional. O documentário deveria ser exibido em escolas ao redor do mundo.”
Ayrton Senna do Brasil
A trajetória de Ayrton Senna foi marcada por sua paixão e habilidade inigualáveis. Nascido em São Paulo, Brasil, em 1960, Senna conquistou três campeonatos mundiais e 41 vitórias em sua carreira. Sua morte prematura em 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, chocou o mundo.
Senna era um ícone do automobilismo, conhecido por seu carisma e determinação. Embora o filme “Homem de Ferro 3” possa ter feito referência a uma cena específica de sua trágica partida, a verdadeira inspiração reside no coração dos fãs que jamais esquecem um piloto inigualável.