Ontem, sexta-feira (15), foi o primeiro dia de apresentações no Coachella 2023. Que tal ficar por dentro dos principais momentos do início do festival?
Após os cancelamentos em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2022 do Coachella não entregou tudo que podia. Voltando com tudo este ano, o Coachella 2023 traz de volta a chance de impressionar positivamente o público carente que não tem uma edição marcante desde 2019.
Um dos eventos mais conhecidos nos Estados Unidos, o Coachella Valley Music and Arts Festival, ou Coachella, para os íntimos, é um festival de três dias que acontece anualmente na Califórnia.
Doechii durante sua performance no Coachella 2023. (Foto: Dania Maxwell/Los Angeles Times)
O dia começou com a apresentação de Doechii. A rapper americana abriu o evento com uma performance que animou a multidão que estava na plateia. Estrela em ascensão da gravadora independente TDE (Top Dawg Entertainment), Doechii impressionou o público com um trecho da música “Heated”, de Beyoncé, e com seus hits, como a faixa “Persuasive”, lançada no ano passado.
Artista belga Angèle durante sua performance no Coachella 2023. (Valerie Macon/AFP/Getty Images)
Depois do alvoroço que Doechii causou, a cantora belga Angèle, de 27 anos, levou um pouco de seu sucesso europeu para o continente americano. A artista, que chegou aos Estados Unidos poucas horas antes do show, é embaixadora da famosa marca Chanel, superestrela do mundo pop francês e a artista belga de maior sucesso desde Stromae.
Angèle ficou conhecida mundialmente após participar da faixa “Fever”, da albanesa Dua Lipa. Com ritmos que vão do eletro-pop aos jazz com melodias melancólicas, Angèle conseguiu marcar o público americano. A plateia não só se esforçou para cantar as músicas em francês, como cantou a faixa “Sunflower”, lançada em inglês pela cantora.
DannyLux durante sua performance no festival. (Foto: Christina House/Los Angeles Times)
Com show que irradiou amor no público que o acompanhava, DannyLux conseguiu encantar as pessoas na plateia. Casais dançavam lentamente e gritavam em coros trechos de músicas do EP lançado em 2022 “Limerencia”. DannyLux, que tem apenas 19 anos, conseguiu emocionar e deixar o público com olhos marejados mesmo no deserto.
O trio Gabriels foi uma das atrações do primeiro dia do Coachella 2023. (Foto: Christina House/Los Angeles Times)
O trio de Los Angeles, Gabriels, levou um pouco de paz espiritual para o deserto. Em entrevista para o Los Angeles Times, o cantor e vocalista americano Jacob Lusk que participou pela primeira vez no festival, ressaltou a ansiedade do trio desde que foram convidados:
“Ver meus antigos colegas de trabalho foi incrível. Ver meus amigos e família na plateia foi especial”, disse. O artista também está concorrendo ao prêmio de melhor look no festival. “Planejei minha roupa com meses de antecedência, fui comprar tecidos, fizemos…”, concluiu.
Becky G impressionou o público do Coachella 2023. (Foto: Christina House/Los Angeles Times)
Quem bombou também o festival foi a cantora de origem mexicana Becky G. A artista se apresentou no palco principal do evento. Mesmo depois de uma pequena confusão sonora durante a performance de “Fulanito”, Becky se recuperou com o seu hit “Bailé Con Mi Ex” e recebeu no palco membros do grupo Fuerza Regida e o cantor Peso Pluma, que cantaram junto com ela uma versão harmoniosa da música “Chanel”. Antes de encerrar o show, Becky G recebeu também a dominicana Natti Natasha. Elas performaram uma nova versão de “Sin Pijama”, lançado em 2018; e Becky G encerrou com o hit “Shower”, com um toque final de rock.
Blink-182 surpreende o público com performance de última hora no Coachella 2023. (Foto: Dania Maxwell/Los Angeles Times)
A banda de rock americana Blink-182, que cancelou a participação no Lollapalooza Brasil 2023 recentemente – por conta de um acidente por parte de um dos integrantes – era uma das atrações esperadas por parte do público que estava no festival. Ainda que parte do público jovem conheça a banda apenas por seu legado, os fãs ganharam um prato cheio. O vocalista, Debbie Harry, de 77 anos, apareceu ontem com um colete de couro preto e óculos escuros para performar a faixa “Call Me”. Com um set de última hora, o trio, que contava com os integrantes da formação clássica da banda – o cantor e baixista Mark Hoppus, o baterista Travis Barker e o cantor e guitarrista Tom DeLonge –, ressuscitou clássicos como “Girls at the Rock Show” e “What’s My Age Again?”.
Yves Tumor apresentou look marcante em sua performance no Coachella 2023. (Foto: Jim Dyson/Getty Images)
Outro que está concorrendo ao prêmio de melhor look é o roqueiro Yves Tumor. Cada um dos integrantes com roupas impressionantes somou no sucesso que foi o show, não só pelo quesito musical, como pelas roupas marcantes dos integrantes.
Burna Boy usou look preto, amarelo e vermelho no Coachella 2023. (Foto: Kevin Winter/Getty Images)
Apenas quatro músicas após o início de seu show, Burna Boy já havia tirado a camisa. Com um sorriso estampado no rosto ao longo de toda a apresentação no palco principal, é inegável a alegria do cantor nigeriano enquanto performava as faixas de seu álbum “Love, Damini”. Na plateia, o público que o acompanhou ontem era quatro vezes maior que o que estava em seu show no Coachella 2019.
Metro Boomin durante o Coachella 2023. (Foto: Matt Winkelmeyer/GI)
Quem apareceu também no Coachella foram os cantores John Legend e The Weeknd. Ambos participaram da apresentação do DJ e produtor musical americano Metro Boomin. Outros que participaram do show do produtor foram os rappers Future, Don Toliver, Diddy e 21 Savage.
Bad Bunny foi a atração principal do primeiro dia do Coachella 2023. (Foto: Christina House/Los Angeles Times)
Durante sua performance no Coachella, o astro porto-riquenho Bad Bunny reforçou as raízes negras do reggaeton. O show, que teve trechos de videoclipes entre as músicas, destacou artistas como Celia Cruz, El General, Tego Calderón e outros que foram importantes para que Bad Bunny fosse um sucesso hoje. Com 2 horas de duração, o show foi uma mistura de reggaeton, trap, pop e até músicas “para uma rave”. As faixas “Si Veo A Tu Mamá”, de 2020, e “Te Boté”, de 2018, foram sucesso na multidão que acompanhava a performance. Quem apareceu de surpresa foi Post Malone, que acompanhou Bad Bunny nas músicas “La Canción” e “Yonaguni”. Infelizmente problemas técnicos aconteceram e prejudicaram um pouco da participação, assim como aconteceu também em outros momentos do show e de outras atrações ao longo do dia; mas os fãs gritavam ferozmente as letras das músicas. Outros convidados de Bunny foram os veteranos do reggaeton Nengo Flow, Jowell, Randy e Jhayco.
A apresentação de Bad Bunny foi marcante e histórica para o festival. Não só por reforçar a importância da música latina, mas por dar uma aula de história para os que estavam presentes.
O Coachella 2023 definitivamente será marcado como o ano com mais línguas e nacionalidades diferentes do festival. Ao longo do fim de semana, se apresentaram e se apresentarão artistas latinos, coreanos, nigerianos, espanhóis, franceses, britânicos e cantando em línguas diferentes. Além disso, outro marco é que as atrações principais de cada dia do festival são de pessoas não-brancas: Bad Bunny, ontem (sexta-feira); Blackpink, hoje (sábado); e Frank Ocean encerrando o festival amanhã (domingo).
Outros artistas também participaram do festival, ainda que não tenham sido destacados aqui. Foram eles: Gorillaz, the Chemical Brothers, Kaytranada, Blondie, FKJ, Pusha T, Tobe Nwigwe, SG Lewis, the Garden, TESTPILOT, MUNA, Maceo Plex, Two Friends, YUNGBLUD, Jamie Jones, Ashnikko, Malaa, TV Girl, Whyte Fang, BENEE, Idris Elba, Magdalena Bay, Vintage Cultura, Domi & JD Beck, Dombresky, Nora Em Pure, Overmono e vários outros.
Confira o line-up completo do festival:
Line-up completo do Coachella 2023. (Foto: Divulgação)
O Coachella 2023 acontece anualmente nos Estados Unidos e vai até o final de domingo.
Foto destaque: Bad Bunny no Coachella 2023. Andy Abeyta/The Desert Sun