Com a queda das temperaturas e a chegada das estações mais frias do ano algumas doenças como a gripe e a dor de garganta se fazem presentes na vida de muitos ou até sinais mais leves como coriza e tosse costumam atrapalhar o seu dia a dia. Conheça algumas dicas parar de tossir; xarope de cenoura, fazer nebulização e beber bastante água, são grandes aliados já que hidratam as vias aéreas, facilitam a eliminação de secreções e diminuem a irritação na garganta.
Alguns remédios como a loratadina, o ambroxol e a acetilicisteína podem também ser prescritos pelo médico para aliviar tosse alérgica, com catarro ou seca.
A tosse é um reflexo natural do corpo para ‘desfazer’ qualquer irritação no pulmão ou na própria garganta e pode ser causada por fatores como alergia, gripe, resfriado, sinusite ou até mesmo refluxo gastroesofágico, por exemplo.
Chá de hortelã. (Reprodução/Casa e Jardim – o globo)
Como aliviar tosse:
1- Xaropes
Principal o xarope de cenoura é uma boa indicação natural e caseira para aliviar a tosse em casos de resfriados e gripes, pois o xarope possui uma ação hidratante e expectorante, lubrificando a garganta e diminuindo a irritação.
Para o preparo do xarope basta ralar 1 cenoura e colocar em um pote, cobrindo com 2 colheres de sopa de açúcar, suco de ½ limão e 1 colher de chá de mel, misturando tudo com uma colher. Tampar o pote e deixar a mistura repousar de um dia para o outro. Tomar 1 colher desse xarope 2 vezes por dia.
2- Beber água
Beber dois litros de água por dia, em temperatura ambiente, é uma forma de parar ou aliviar a tosse, água tem a função de hidratar as vias aéreas e facilita a eliminação de secreções, fazendo que a irritação na garganta diminua.
A quantidade de água indicada varia de acordo com o peso ideal, idade e a estação do ano.
3- Tomar suco de limão com mel
O suco de limão com mel também é outro aliado contra a tosse, porque possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e calmantes que ajudam na hidratação da garganta.
Para o preparo basta fazer suco de 1 limão, 1 colher de sobremesa de mel e 200 ml de água filtrada ou fervida. Misture bem e beba 1 copo desse suco por dia.
4- Fazer vaporização com óleos
A vaporização com óleos essenciais ajudam a diluir as secreções, desentupir o nariz e parar a tosse em casos de gripes ou alergias respiratórias. Neste caso, são indicados óleo essencial de hortelã-pimenta ou eucalipto.
Para a realização da vaporização, deve-se diluir 8 gotas de óleo essencial em uma bacia com 1 litro de água quente, Em seguida, cobrira a cabeça com uma toalha na bacia, inspirando o vapor por aproximadamente 10 minutos. Repetir esse processo de 2 a 3 vezes ao dia.
5- Tomar chá de eucalipto
O eucalipto ajuda a parar a tosse por conter aldeídos, flavonoides e taninos, que são compostos bioativos com ação antisséptica, antioxidante e antiespasmódica, que fortalecem o sistema imunológico, prevenindo e combatendo infecções do sistema respiratório.
6- Tomar banho morno ou quente
Tomar um banho morno ou quente, com a porta do banheiro aberta, é uma maneira natural de umidificar o ar do ambiente, facilitando a eliminação do catarro e aliviando a tosse.
7- Fazer inalação com chá de capim-limão
A inalação com chá de capim-limão ajuda a descongestionar e diminuir irritações nas vias respiratórias, aliviando a tosse.
Para fazer a inalação dilua 1 colher de sopa de folhas de capim-limão em uma bacia com 1 litro de água fervente. Colocar a bacia em cima de uma mesa e posicionar a cabeça sobre a bacia. Cobrir a cabeça e a bacia com uma toalha, respirando o vapor por 15 minutos. Fazer essa inalação 1 vez ao dia.
8- Fazer gargarejo com água e sal
O gargarejo com água morna e sal ajuda a parar de tossir, por ter propriedades antibacterianas, removendo bactérias que podem causar inflamação e infecção da garganta, e aliviando a tosse.
Para o gargarejo, basta colocar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem com uma colher. Depois, fazer o gargarejo pelo máximo de tempo que conseguir e cuspir a água em seguida, repetindo esse procedimento 3 vezes ao dia.
9- Fazer lavagem nasal com soro
A lavagem nasal com soro fisiológico ajuda a parar de tossir porque elimina o excesso de secreções no nariz ou seios nasais, facilitando a sua eliminação e aliviando a tosse em casos de sinusite e rinite.
Para realizar a lavagem nasal, deve-se encher uma seringa com 10 ou 20 ml de soro fisiológico 0,9% estéril. Após, inclinar o corpo para frente e a cabeça para o lado. Em seguida, posicionar a seringa na entrada de uma das narinas e pressionar até que o soro saia pela outra narina.
10- Usar remédios para tosse
Alguns remédios que podem ser indicados pelo médico para aliviar a tosse incluem a a dropropizina e o clobutinol, que aliviam a irritação na garganta e as tosses secas.
É indicado consultar um médico quando surgir catarro com sangue, febre alta e secreções amareladas ou esverdeadas.
Foto destaque: xarope. Reprodução/Olhar digital